Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Convergência de Mídias.


Introdução

Dizer que o mundo gira em torno das mídias sociais, não é nenhuma novidade e a internet é a base dessa cadeia convergente. Jornais, revistas, TV, rádios, todos se reportam, para a internet Através do “se quiser saber mais..” ou “participe do chat com o especialista...”ou ainda “ vote na escolha da nova programação...” essas mídias tradicionais vão se adaptando ao mundo dos internautas e esses vão se tornando co-responsáveis no processo de criação dessas mídias.

Hoje a sociedade da informação é a sociedade da convergência, pois as mídias específicas se cruzam se fundem e se confundem nessa interação, onde todos os aparelhos eletrônicos se comunicam entre si. Um aparelho pode ser rádio, TV, computador, câmera digital, filmadora e controle remoto ao mesmo tempo.

Num futuro, que pode ser amanhã,  a conectividade estará para o indivíduo  assim como a vestimenta. Passará a ser um costume normal. Aquele que sair de casa sem um aparelho que o conecte com o mundo, se sentirá nu. Essa interação midiática é fascinante, pois permite ao usuário interagir com os diversos meios, emitindo opiniões, adicionando conteúdos, tudo em tempo real se valendo da mobilidade com ubiqüidade. Isso numa velocidade, se não a ideal, pelo menos satisfatória.

A internet tenderá a se tornar gratuita, seja por medidas públicas (como já ocorre em diversas cidades brasileiras) ou por empresas privadas, assim como o rádio e a TV. Isto juntamente com os preços baixos dos computadores, promoverá a inclusão digital das classes C, D e E com maior facilidade.

Convergência na Escola


O advento do computador nas escolas, já tinha proporcionado uma mudança no comportamento dos atores no processo ensino-aprendizagem. Quando ainda estamos digerindo esta tecnologia educacional, eis que a ela vão se agregando as novas mídias, com uma rapidez em GHz e a escola e seus agentes tem que absorvê-las, entendê-las, adaptá-las e otimizá-las. A sala de aula passou a ser também convergente no processo.

Neste novo mundo, todos são protagonistas, aluno, professor, comunidade. Ao aumento crescente da quantidade de informações disponíveis, surge o desafio de “domá-las” e mostrar limites para seu bom uso pelos alunos, separar o joio do trigo para que se tenha boa colheita.

O  ambiente de aprendizagem, tornou-se colaborativo. Podemos utilizar a Wikipédia para a pesquisa de um trabalho escolar, onde os alunos postaram a parte que lhes cabe no trabalho no Google Docs, onde os demais poderão editá-las on line. Podem construir blogs das turmas ou interagir no blog dos professores, podem produzir material de vídeo e publicar no Youtube, participar de comunidades específicas no Orkut e Facebook. Publicar suas fotos no Panoramio, Picasa, Flickr, etc.. e trocar impressões com os demais. Neste processo é fundamental a preparação do professor para exercer suas funções com conhecimento e qualidade, para que aproveite ao máximo os recursos oferecidos por esta plataforma. O professor precisa estar preparado para se relacionar com seus alunos de igual para igual. Precisa ter suporte técnico e uma infra-estrutura adequada que lhe garantam qualidade no trabalho desenvolvido com os alunos.

Perigo à Vista


Como toda estrada tem sua sinalização e quando não se respeita a velocidade pode-se sofrer um acidente, também na estrada da convergência midiática estamos sujeitos a perigos se não observarmos algumas placas de sinalização. Os mais sujeitos a derrapagens são as crianças e os adolescentes, pois estes estão sujeitos a pornografia, sexting, pedofilia, cyber bullying, dentre outros. Mas como controlar, o que aparentemente não tem controle? Através do diálogo e para isso é necessário que os pais e a escola estejam atentos para o comportamento dessas crianças e adolescentes, monitorando-os, sabendo os sites em que navegam, mantendo os computadores em local de grande acesso em casa, estipulando dias e horários para uso e principalmente tendo uma conversa aberta mostrando quais são os perigos, aparentemente inocentes, que se escondem na tela do computador. Notícias  em jornais, revistas e TV sobre ciladas na internet, devem ser mostradas e discutidas com os jovens.

Convergência de Mídia na Prática

O que anda em pauta ultimamente na mídia, é o bullying nas escolas, entre os alunos. Abordei este assunto na disciplina de ética, onde conversávamos sobre ética no ambiente escolar. Os alunos levantaram a questão do bullying praticado pelo professor e foram citados diversos exemplos dessa prática  pouco discutida pela mídia e no próprio ambiente escolar.

Tema da proposta para os alunos
Projeto Bullying

O bullying praticado pelos professores

Objetivos

Fazer com que os alunos possam expressar suas frustrações e sentimentos reprimidos em relação às práticas de bullying pelo professor. Ouvir a opinião dos grupos do que pode ser feito, junto à direção das escolas, em relação a isso.
Levar os alunos à reflexão de “não faça com os outros o que não quer que seja feito com você”.
Disponibilizar o trabalho para a direção das escolas.

Na coleta de depoimentos, ficará acordado com os alunos não nominar os professores praticantes de bullying, pode ser citado em que matérias  ocorrem essa prática( pois vários professores dão a mesma matéria). O trabalho  não tem caráter de revanchismo ou entreguismo, será feito com o objetivo de mostrar para a comunidade escolar quão danosa pode ser essa prática para o aprendizado do aluno.

Público Alvo

Alunos do curso de formação profissional em Técnicas Administrativas
Disciplina – Ética

Obs.: Neste curso técnico os alunos são provenientes de diversas escolas públicas da região.

Desenvolvimento da Atividade

Os alunos farão 4 grupos de 5 e entrevistarão uns aos outros, sobre quem sofreu bullying pelos professores ou tenham presenciado esta prática na escola. Esses depoimentos serão gravados com os celulares dos próprios alunos.

A coleta, montagem e edição ficará a cargo do professor que as finalizará com o software Windows Movie Maker e depois gravará um DVD com os depoimentos para exibição em sala de aula e posteriormente entrega do material para a direção das escolas.

Resultados esperados

Reflexão sobre  uso da autoridade e poder em sala de aula, sob os olhares da ética.
Coleta de subsídios para que a direção possa intervir na correção desta prática advinda do professor.

Mídias a serem utilizadas
TV , vídeo, computador e celular.

Apresentação

Exibição do DVD via TV para a turma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário