Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de agosto de 2017

Mapa Conceitual

Mapa conceitual é uma ferramenta para organizar e representar conhecimento, segundo Prof. Joseph Novak (1932-), que criou a técnica e a teoria a respeito dos mapas conceituais. De uma maneira geral, o mapa conceitual é um aperfeiçoamento do organograma, apresentando muito mais detalhes. É utilizado na área e ducacional e treinamento.

O mapa conceitual, originalmente foi baseado na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel (1918–2008). Na aprendizagem significativa existe uma interação entre o novo conhecimento e o já existente
pelo aluno ou treinando. Dessa forma, o conhecimento pré-existente passa a servir de base para a atribuição de novos significados, levando o aluno a um estímulo do processo cognitivo, uma vez que uma rede de conhecimentos começa a surgir a partir de um conceito já conhecido. Poder-se-ia dizer, que há aí um brainstorm de significados e conceitos.

O interessante do mapa conceitual, é que a estrutura cognitiva vai constantemente se reestruturando durante a aprendizagem, uma vez que novas frases de ligação vão surgindo gerando novos conceitos de conceitos anteriores, o que o torna dinâmico.

Em resumo podemos dizer que o Mapa Conceitual:
  • Ajuda o aluno a organizar e representar suas idéias graficamente;
  • Parte do que o aluno já sabe e faz relações entre os conceitos adquiridos durante o desenvolvimento da atividade;
  • Ajuda o aluno a reconhecer o conhecimento adquirido e relacioná–lo a o seu conhecimento prévio.

Fontes:
Material de apoio do curso
Wikipedia
http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=642
http://www.slideshare.net/dawison/mapas-conceituais-exemplo

Nenhum comentário:

Postar um comentário