Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de agosto de 2017

Utilização de Fotologs e Videologs no Processo de Ensino

Utilizo o fotolog e o videolog há bastante tempo. Através deles compartilho minhas fotos com filhos e amigos, troco impressões com outros usuários sobre lugares visitados e enriqueço meus conhecimentos com  essas informações.
Os fotolog que utilizo é o Picasa, que atualmente também permite o envio de vídeo. Através dele posso tornar meu arquivo público ou estabelecer restrições, permitindo que só pessoas de meu interesse possam acessar minhas imagens. Para vídeos, utilizo o videolog. Ali coloco os vídeos de minhas viagens para compartilhar com amigos.

No quesito educativo, é mais uma ferramenta atrativa para utilizarmos junto aos nossos alunos. Como uma das matérias que dou é informática, meus alunos costumam produzir vídeos com seus celulares e os editam no Windows Moviemaker para depois disponibilizá-los no youtube.
Quando estão trabalhando com fotos no MSPaint, eles tratam as fotografias colocando alguns efeitos e postam no Orkut. Após a conclusão dos trabalhos, começam as trocas de opiniões virtuais sobre as produções postadas: Como você fez isso? Bacana esse efeito. Dá uma olhada no meu trabalho.
Essas  ferramentas  propiciaram  estímulo à criatividade de diversos alunos que não imaginavam do que seriam capazes de fazer.

O uso didático dos fotologs e videologs
podem ir muito além da minha experiência acima. Vai depender do projeto elaborado pelo professor e alunos. Esse ferramental pode ser utilizado para qualquer disciplina.
Posso relatar a experiência do meu filho, que é professor de física. Ele elaborou um vídeo sobre partículas e disponibilizou no videolog para debater com a turma. Outro exemplo é o nosso: aqui na UAB, cada cursista fez um vídeo e disponibilizou no youtube. Todos nós trocamos impressões, experiências uns com os outros,  sobre nossas produções. Agregamos conhecimento de diversas áreas, uma vez que, cada participante fez um  vídeo adequando o  tema proposto à sua visão de mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário