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terça-feira, 29 de agosto de 2017

O Computador em Sala de Aula

“Valente (1993) aponta que a introdução do computador nas escolas provoca três posições: indiferença, ceticismo e otimismo."

Com base na observação acima, fico com o otimismo responsável e bem fundamentado. Nada de ceticismo e indiferença, são palavras que geram atitudes que não criam, só engessam e não permitem nem o erro. Através do erro, podemos mudar o rumo, acertar, aperfeiçoar e ir em frente.

Escola e Tecnologia

As escolas em geral, estão equipadas com os mais diversos recursos tecnológicos, mas há de se enfatizar que boa parte dos educadores ainda não os utiliza pelos mais variados motivos: uns por estarem presos no tradicionalismo, outros por desconhecerem os equipamentos de que a escola dispõe, ou por não saberem como funcionam. É imprescindível que a escola desenvolva um trabalho com esses professores, visando o bom aproveitamento dos materiais adquiridos para a melhoria da educação.

Ter uma sala de aula com computador, internet, vídeo, TV pen drive, data show, aparelho de som e demais recursos tecnológicos sem saber o que fazer com eles ou como um se comunica com o outro, de nada adianta.
É necessário que o professor conheça as especificidades dos recursos à sua disposição para poder incorporá-los em seus objetivos didáticos, de forma que possa enriquecer com novos significados as situações de aprendizagem vivenciadas pelos alunos. Para tanto, é necessário o treinamento e a vontade do professor de estar receptivo a estas novas tecnologias para poder saber “como”, “o quê” e o “porquê” de usar determinadas mídias. O professor que solicita uma pesquisa, pela internet, sobre determinado tema, sem mediar no momento oportuno, pode não atender ao objetivo principal da aula, que é fazer com que o aluno retenha os momentos mais significativos do assunto pesquisado.

Quebrando Paradigmas

Mudanças requerem uma postura diferente diante do novo e geralmente provocam medo, desconfiança e insegurança. Daí ser difícil mudar em qualquer nível de nossas vidas: mudar de namorado, de casamento, de casa, de trabalho e de tecnologia, seriam alguns bons exemplos.

Para que a o processo assimilativo de qualquer mudança se torne efetivo é necessário treinamento e educação ( no sentido de tomar gosto pelo ..) em relação ao objeto de mudança. Assim, treinar um professor no uso do computador, da internet e de outras Tic's, só será eficiente se ele se sentir motivado (no sentido de educado para..) a explorar as potencialidades dos equipamentos à disposição; caso contrário o educador usará a tecnologia de maneira limitada utilizando somente suas funções básicas.

Quem é treinado cumpre uma tarefa, mas dificilmente se adapta a mudanças ou é criativo. É preciso estímulos constantes e ousadia. Na maioria das vezes o medo de errar é o que provoca resistência às mudanças. Por isso, para aceitar o novo é preciso primeiramente conhecê-lo e depois aprender a utilizá-lo de maneira eficiente.

Internet em sala de aula

“A geração que nasceu depois do surgimento da internet tem a sua disposição o maior volume de informação da história. Mas novos estudos sugerem que a intimidade dos jovens com o mundo digital não garante que eles sejam capazes de encontrar o que precisam na internet.”
(Revista Época – Reportagem de Bruno Ferrari–13/11/2011)


O uso da internet em sala de aula permite ao professor inserir material extemporâneo, consultar assuntos interligados ao tema, acessar jornais, revistas especializadas, Wikipédia e outras fontes em tempo real. O que enriquece aula e a torna mais atrativa, colaborativa e dinâmica.
Para isso o professor precisa: conhecer como utilizar com eficiência as ferramentas de pesquisas na internet; ter foco, para não se perder devido a falta de linearidade no ambiente da web, que pode acabar levando o usuário a se desviar da pesquisa inicial não se aprofundando no que interessa ou se atendo a sites que geram informações não confiáveis. A prática do uso adequado pelo professor desta ferramenta e sua consequente disseminação em sala de aula é que determinará a sua efetividade.

O grande desafio é mostrar aos alunos que a internet e seu grande slogan de um mundo livre onde se pode escrever qualquer coisa e dizer tudo que se pensa, está com seus dias contados e sua má utilização pode trazer consequências legais, sanções, demissões e muitas vezes acabar com a vida de terceiros. Em uma aula de ética, mostrei um trabalho de tipificação de crimes na internet. Os alunos tiveram oportunidade de refletir que coisas aparentemente bobas e inofensivas registradas na internet podem ser consideradas crimes e sujeitas a sanções do código civil, pois enquanto não há uma lei específica de crimes cibernéticos no país, procura-se a melhor forma de enquadrá-los nos códigos vigentes.

Conclusão

Para que o sistema educacional tenha êxito nessa jornada, é necessário que o sistema invista de forma significativa no professor, que é o agente de mudanças, para que conheça bem essas tecnologias, domine-as para poder criticá-la junto aos alunos e a sociedade com conhecimento de causa, ajudando a levantar alternativas para a sua melhoria.

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