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terça-feira, 29 de agosto de 2017

Rádio e Educação

Rádio e Educação no Brasil e Formas de utilização

O rádio estreou no Brasil em 7 de setembro de 1922, com uma demonstração no Rio de Janeiro, na Praia Vermelha, no Bairro da Urca. Em 20 de abril de 1923, Roquete Pinto funda a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro (naquela época não podia haver patrocínio, associados mantinham a rádio com suas contribuições), uma rádio de iniciativa privada, que mais tarde Roquete Pinto entrega para o Governo Federal em prol da educação popular no Brasil.

“Funcionou como uma verdadeira sociedade, sendo mantida através de contribuições financeiras de seus sócios. As transmissões educativas eram a base da programação da Emissora, e a música erudita também tinha um papel de destaque na programação, com os próprios sócios levando seus discos para serem tocados durante a programação.
Transmitia cursos de línguas (entre elas o esperanto), geografia, história, física, química, palestras científicas e quartos de hora literários e infantis. Em 1936 foi doada ao Ministério da Educação.”
(referência bibliográfica: O Rádio Educativo no Brasil - de Fábio Prado Pimentel. Ed. SOARMEC, RJ 2004)

A título de ilustração cabe mostrar o quanto era visionário Roquete Pinto:


“ Não é possível dar por miúdo, aqui os detalhes do grande plano idealizado para transformar em cinco ou seis anos a mentalidade popular da minha terra.  Em linhas gerais é o seguinte:
        1°- Cada Estado, na sua capital, dispondo de estabelecimentos de ensino de certo vulto, fundaria uma grande rádio-escola. Um entendimento entre os governos, sob os auspícios do Governo Federal, permitiria a aquisição das vinte poderosas estações necessárias. Seriam todas do mesmo tipo, por economia, fornecidas em concorrência pública. 
Não há um só Estado do Brasil em condições de não poder com essa despesa.  A função dessas vinte grandes Rádios Escolas Estaduais, seria puramente diretora.  Seus programas educativos mostrariam às cidades do interior o caminho a seguir.“
Artigo: Cinzas de uma fogueira (Pelo Rádio – 1923-1926)–Roquete Pinto
Fonte: http://www.radioeducativo.org.br/1024/artigos.asp?currentPage=3

 
De lá pra cá, o rádio vem apresentando resultados bastante significativos na educação brasileira, ainda mais com suas  caraterísticas camaleônicas de se adaptar e sobretudo se incorporar as novas mídias, como Web, Mp3, TVs a cabo... O rádio, agora, com  transmissões pela internet é mais um recurso midiático nas mãos do professor, permitindo se reinventar para o século XXI. 


Formas de Utilização do Rádio na Educação
Alguns exemplos

Linha do tempo. Ações de sucesso utilizando o rádio como instrumento educativo

1941 – Universidade no Ar, pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro.
1957 a 1963 - Sistema de Rádio Educativo Nacional (Siren).
1957 - 1970 - A Igreja católica empreendeu uma experiência em educação à distância na Região Nordeste através de suas dioceses, com suas escolas radiofônicas. O MEB (Movimento de Educação de Base) funcionou de 1957 até meados de 1970, conseguindo alfabetizar meio milhão de pessoas.
1970 – Projeto Minerva (finalidade de educar pessoas adultas), visava complementar o trabalho desenvolvido pelo sistema regular de ensino e possibilitar a promoção da educação continuada. Como estávamos sob regime militar, todas as emissoras radiofônicas eram obrigadas a transmitir o programa.
1979 – São inauguradas as FM educativas.
A partir de 1995 são ampliadas as ofertas radiofônicas educativas, agora também pelas rádios comunitárias e começam a surgir as emissoras educativas na Internet.

Rádio Comunitária e Educação

A rádio comunitária é uma emissora de rádio FM com alcance máximo de 1 km a partir de sua antena retransmissora. Tem por objetivo proporcionar cultura, lazer, entretenimento para pequenas comunidades. A rádio comunitária surge como um veículo de participação democrática dentro da comunidade, uma vez que contribui para a difusão da cultura regional de reflexão das questões que influenciam o seu dia-a-dia.
Um bom exemplo de rádio comunitária com cunho educativo é a Rádio Favela FM de Belo Horizonte, fundada em 1981. Foi considerada pelo Sindicato dos Jornalistas da Alemanha como uma revolução na Mídia do (até então) Terceiro Mundo. Rádio Educativa feita pelos próprios moradores e dentro de sua realidade. Viva Paulo Freire!

“A rádio comunitária deve divulgar a cultura, o convívio social e eventos locais; noticiar os acontecimentos comunitários e de utilidade pública; promover atividades educacionais e outras para a melhoria das condições de vida da população.” (Ministério das Comunicações)

Projeto Educom.Rádio

Toda escola municipal de São Paulo, tem direito a uma rádio (lei municipal 13.941 de 28/12/2004), é o programa Educom.Rádio. Um bom exemplo na implantação do programa é a Escola Municipal Rui Bloin, no Jardim Santo Elias na zona norte de São Paulo, conforme depoimento abaixo:

“ Para a professora de educação física Sandra Lúcia dos Santos, capacitada pelo programa para orientar os alunos da Escola Municipal Rui Bloin, a rádio que funciona em sua unidade de ensino já exerce um  importante papel pedagógico. “Os alunos mais tímidos ou com dificuldade nos esportes encontraram um excelente meio de expressão – podem falar sem precisar aparecer”, cita um exemplo. “E, fazendo reportagens, todos, tímidos ou não, aprendem com mais prazer.”
Os jornalistas-mirins da Rui Bloin fazem entrevistas e cobrem eventos. Uns treinam os outros e, assim, o trabalho continua mesmo quando chega a hora de as primeiras turmas capacitadas deixarem a escola.
No ano passado, o colégio organizou uma visita ao Centro Educacional da Cultura Indígena (CECI). As entrevistas com os índios foram um sucesso e, a partir de então, todos os passeios viraram reportagens em
potencial.”
Fonte: http://www.arede.inf.br/inclusao/edicoes-anteriores/63-%20/464


Minha Experiência Pessoal com o Rádio

Utilizo o rádio, constantemente, como instrumento de notícias. Ouço diariamente, enquanto uso o computador.

Sintonizo a rádio CBN Rio na web e acompanho as notícias, entrevistas e análises políticas. A rádio disponib
ilizada na web, ainda me permite baixar os arquivos em podcast para ouví-los posteriormente no Mp3 enquanto caminho. Também escuto a rádio JB FM, pela internet, pois apresenta uma seleção de músicas de ótima qualidade, além de notícias a intervalos regulares.

O hábito de ouvir rádio e especificamente as rádios "que tocam notícias", já vem de longa data, pois sempre gostei de caminhar e fazia minhas caminhadas no Rio ouvindo rádio.

Costumo, também, fazer consultas às bibliotecas digitais e ouço muitos arquivos em podcast da Biblioteca Digital do Senado federal, bem como a Rádio Senado e a Rádio Câmara.

Reforçando o que disse na primeira página, o rádio vem acompanhando as mudanças tecnológicas e sociais e por isso se mantendo firme frente às outras mídias, inclusive se integrando a elas, basta ver que todas estão na web e nas TVs a cabo.
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Fontes de consulta:

Centro de Referência do Rádio Educativo Cultural
http://www.radioeducativo.org.br/1024/artigos.asp

O Rádio Educativo no Brasil: uma reflexão sobre suas possibilidades e desafios1
Autora: Profa. Dra. Ivete Cardoso do Carmo Roldão2
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2006/resumos/R0905-1.pdf

Educação a Distancia Via Rádio
http://www.eps.ufsc.br/disc/tecmc/bahia/grupo8/site/pag6.htm

Arede – Tecnologia para Inclusão Digital
http://www.arede.inf.br/inclusao/edicoes-anteriores/63-%20/464

É Tempo de Aprender!
http://carleteles.blogspot.com/2007/11/rdio-comunitria-e-educao.html


 

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