Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de agosto de 2017

Os Blogs como Ferramenta Pedagógica

Antigamente (bem, o que é antigamente mesmo?) utilizávamos caderno capa dura (o diário) para registrarmos momentos importantes de nossas vidas. Continham poesias, relatos de viagens, relacionamentos  com  amigos  e namoros, dentre outras coisas.Hoje continua tudo como antes, só que com a internet.

O blog é uma ferramenta de  fácil
manuseios que permite ao internauta disseminar suas idéias e opiniões  e receber retorno de seus  leitores. Nos blogs os assuntos são dispostos em ordem cronológica inversa e pode ser atualizado freqüentemente, podem ser inseridos vídeos, fotos e permitidos  comentários de terceiros através de configuração do menu “definições”. Ultimamente os blogs evoluíram para uma espécie de “imprensa alternativa”, uma vez que muitos blogueiros estão utilizando seus espaços para produzirem conteúdos que vão muito além de um simples “diário de minha vida”, emitindo opiniões sobre política, comportamento, criando
poesias e material literário. Alguns  já foram parar nas livrarias.

Nas escolas muitos professores já têm seu blog e interagem com os alunos por meio deles, tirando dúvidas de maneira mais intimista e descontraída e colocando assuntos complementares às suas aulas no blog. Os blogs  apresentam uma linguagem mais próxima do aluno, sem formalidades e é de fácil utilização. Os alunos se sentem muito à vontade em transitar num mundo que já é de seu domínio há muito tempo.

Como exemplo prático cito abaixo parte do artigo “Escola usa blogs e fórum para deixar aulas mais interativas e interessantes”, retirado do site da Prefeitura do Rio de Janeiro:

“Algumas unidades da rede estadual já apresentam ótimos exemplos de como integrar ensino e tecnologia, usando as possibilidades de interatividade que existem na web. No Colégio Estadual Monsenhor Miguel de Santa Maria Mochón, em Padre Miguel, Zona Oeste do Rio, os alunos dispõem de um fórum e um blog, além  do  blog “institucional”, da escola: http://www.mochonemi.blogspot.com. O projeto começou no início de 2010 e conta com a supervisão do professor de Língua Portuguesa Marcel Costa, que já possuía conhecimento na área de processamento de dados. 

No blog criado pelos e para os alunos (http://eletivas2010.blogspot.com), são postados trabalhos feitos a partir dos temas sugeridos pela escola a cada bimestre, bem como um pouco do dia a dia dos estudantes.  Cada turma tem seu espaço no blog. Lá, é possível assistir a vídeos e ver as fotos produzidas durante as pesquisas escolares e os eventos do colégio. O post é sempre escrito em conjunto, na sala de aula e depois  revisado pelo professor Marcel e publicado por monitores.”
http://www.rj.gov.br/web/imprensa/exibeconteudo?article-id=361000


Sem dúvida alguma os blogs podem contribuir muito com o ensino-aprendizagem: aumentando a comunicação entre educadores e alunos; estimulando a criatividade dos alunos; direcionando material colaborativo com atratividade e coerência com o que está sendo estudado em sala de aula e caso seja utilizado para avaliação, estabelecer com os alunos quais critérios serão observados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário